Construindo sentidos no texto : Organização estrutural e processamento textual
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Sentidos no Texto
Todo texto para ter sentido precisa ser dividido em duas partes: Processamento Textual e Organização estrutural, cabe ao produtor do texto organizar as idéias dentro dessas teorias para que o texto seja de fácil compreensão.
Processamento Textual
O texto deve sempre ser entendido como um processo. Quando escrevemos um texto, toda ação precisa ser acompanhada por processos cognitivos. O produtor do texto precisa ter certos conhecimentos para que o que ele está produzindo tenha um conteúdo e uma boa definição do que está tentando passar, o que chamamos de conhecimento de memória, pois são fatores tirados da mente de quem escreve e é passado para as palavras, além de ser difícil escrever um texto bom sem usar sua carga de experiência e conhecimento, o que é em um texto enaltece um todo.
Segundo estudiosos o conceito do processamento textual se dividem em três grandes sistemas de conhecimento, que são responsáveis pelo processamento textual:
1) Linguístico: Corresponde ao conhecimento da gramatica que o autor possui. Esse conhecimento que será importante na escolha das palavras a serem usadas, inclusive no uso dos elementos coesivos. Afinal, um texto com um bom vocabulário é tido por muitos como um texto bem escrito.
2) Enciclopédico ou de mundo: Corresponde às informações armazenadas na memoria de cada individuo, é um conhecimento que abrange tudo pelo que o produtor do texto já passou, já leu ou já refletiu. Seja situações histórias ou uma simples conversa com outra pessoa, tudo pode ser usado em um texto, seja para comparação ou um embasamento.
3) Interacional: Corresponde aos meios de linguagem e ações escritas pelo produtor, que são divididos em três tipos de conhecimentos:
a. Ilocucional:Reconhece os objetos pretendidos pelo autor do texto, deixando claro quem são personagens e o que são os locais usados, tendo um papel de situar o leitor segundo a intencionalidade do autor.
b. Comunicacional: É a quantidade de informação necessária para que o leitor seja capaz de reconstruir um objeto após a leitura de um trecho, ativando seu conhecimento de mundo.
c. Metacomunicativo: É aquilo que permite assegurar a compreensão de um texto por parte do leitor, fazendo uso do contexto para um bom entendimento do leitor sobre o tema pretendido pelo autor.
d. Superestrutural:É o que denota que tipo de texto que está sendo lido, seguindo uma fórmula certa para cada tipo textual.
Organização Estrutural
Este é um conceito que para alguns autores se orientam a partir de três níveis estruturais e inter-relacionáveis entre si: Superestrutural, Macroestrutural e microestrutural.
1) Superestrutural: Se refere tanto às estruturas textuais globais que permitem o reconhecimento dos gêneros ou tipos, como também envolve o conhecimento sobre estratégias esquemáticas cognitivas relacionadas à significação global da base textual. São estratégias facilitadoras na produção de textos que acionam na memória o conhecimento armazenado.
2) Macroestrutural: Conceito referente à coerência textual, o conhecimentos responsável por construir a significação global no texto através dos processos de produção e compreensão textual analisados numa leitura. A construção da coerência textual depende da organização feita pelo autor, por exemplo: Linguística, cognitiva, sócio cultural, interacional e pragmática. Platão & Fiorin definem a coerência textual como o que diferencia um texto de um aglomerado de frases.
3) Microestrutural: São as relações coesivas lineares que dizem respeito ao modo como esses elementos estão presentes no texto. Construída através de mecanismos gramaticais, que definem as relações entre frases e sequencias de frases.
( Eliezer Rocha )
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