quarta-feira, 27 de maio de 2015

Leitura, oralidade e escrita: práticas linguísticas, sociais e pedagógicas



            A linguagem proporciona ao ser humano a criação de signos, que irão auxiliá-lo em sua comunicação e expressão, porém é língua que possibilitará a realização de práticas sócio-interativas.
A língua nada mais é que um conjunto de normas e regras comuns a uma população, através da qual o ser humano poderá agir discursivamente por meio de textos orais e escritos, podendo assim transmitir seu conhecimento ao longo das gerações.  
            O letramento, em sua maioria, ainda esta intimamente atrelado aos modelos tradicionalistas de ensino, os quais prezam a capacidade de formação de frases e o uso correto das normas gramaticais. Contudo, esquecem de observar o ambiente em que os discentes estão inseridos e sua capacidade de interpretar e montar uma estrutura narrativa coesa, mesmo que com a presença de erros gramaticais. Cabe ao professor buscar a fonte de tais erros, que muitas vezes estão relacionados à fonética e problemas de leitura e compreensão de erros. Então como fazer para mostrar aos alunos a importância da leitura e escrita?
            O educador deve mostrar aos discentes as diversas modalidades de escrita e oralidade utilizando de recursos alternativos, como por exemplo, computadores, músicas, vídeos, artigos de jornais, blogs e etc. No artigo ‘Práticas de oralidade, leitura e escrita: possibilidades e desafios no processo pedagógico a educandos em privação de liberdade’ PARRA nos mostra como identificar problemas de oralidades e escrita através de músicas de rap. A leitura aguça nosso olhar para a busca de novas soluções para o ensino.
Ao ministrarmos as disciplinas relacionadas ao ensino de língua materna devemos ter em mente aspectos semânticos, sintáticos e fonológicos, principalmente nas series iniciais, momento este em que são desenvolvidas as capacidades dos indivíduos enquanto leitor, escritor e ouvinte. Tais habilidades proporcionam a criação de uma pessoa capaz de se comunicar e interagir com o mundo que o cerca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário