A linguagem proporciona ao ser humano a criação de
signos, que irão auxiliá-lo em sua comunicação e expressão, porém é língua que
possibilitará a realização de práticas sócio-interativas.
A língua nada mais é que um
conjunto de normas e regras comuns a uma população, através da qual o ser
humano poderá agir discursivamente por meio de textos orais e escritos, podendo
assim transmitir seu conhecimento ao longo das gerações.
O letramento, em sua maioria, ainda esta intimamente
atrelado aos modelos tradicionalistas de ensino, os quais prezam a capacidade
de formação de frases e o uso correto das normas gramaticais. Contudo, esquecem
de observar o ambiente em que os discentes estão inseridos e sua capacidade de
interpretar e montar uma estrutura narrativa coesa, mesmo que com a presença de
erros gramaticais. Cabe ao professor buscar a fonte de tais erros, que muitas
vezes estão relacionados à fonética e problemas de leitura e compreensão de
erros. Então como fazer para mostrar aos alunos a importância da leitura e
escrita?
O educador deve mostrar aos discentes as diversas
modalidades de escrita e oralidade utilizando de recursos alternativos, como
por exemplo, computadores, músicas, vídeos, artigos de jornais, blogs e etc. No
artigo ‘Práticas de oralidade, leitura e escrita: possibilidades e desafios no
processo pedagógico a educandos em privação de liberdade’ PARRA nos mostra como
identificar problemas de oralidades e escrita através de músicas de rap. A
leitura aguça nosso olhar para a busca de novas soluções para o ensino.
Ao
ministrarmos as disciplinas relacionadas ao ensino de língua materna devemos
ter em mente aspectos semânticos, sintáticos e fonológicos, principalmente nas
series iniciais, momento este em que são desenvolvidas as capacidades dos
indivíduos enquanto leitor, escritor e ouvinte. Tais habilidades proporcionam a
criação de uma pessoa capaz de se comunicar e interagir com o mundo que o
cerca.
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