Conteúdo complementar 9:
Modelos de Leitura/Tipo de Leitor
Explicam os mecanismos em jogo no ato de ler e/ou a abordagem do leitor durante a leitura
Ascendentes
A leitura guia a compreensão sem experiências e expetativas do leitor, analisador, o qual junta as letras até produzir o sentido da frase, as letras são transformadas em sons e dão origem aos métodos sintáticos, favorecendo a decifração.
Ø Sequência: Frase / Palavra / Sílaba /Letra
Descendentes:
Este tipo de leitor, construtor, prevê o significado do texto e questiona sobre o texto com base no seu conhecimento. Aprende-se a ler, lendo. É uma leitura visual, na qual se reconhece as palavras sem passar pela correspondência grafo/fonológica. Estes modelos dão origem aos métodos analíticos globais.
Ø Sequência: Contexto / Palavra / Sílaba /Letra ¯
Interativos
São modelos em constante interação com os dois modelos anteriores, sendo o leitor construtor-analisador. Neste modelo verifica-se claramente que a leitura é um processo que requer a interação de muitas fontes de conhecimento. É uma fonte intermédia, organiza a informação em função de conhecimentos prévios e dá origem aos métodos semi-globais ou analítico-sintéticos. É um modelo funcional com bons leitores, não em fases iniciais de aprendizagem da leitura.
Críticas aos Modelos Ascendentes:
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Críticas aos Modelos Descendentes:
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Ausência de flexibilidade
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Predições pelo contexto
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Nem todas as letras são processadas
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Só é possível em contextos previsíveis
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O contexto influencia a leitura
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Lento
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Difícil prever palavras difíceis ou desconhecidas
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O ato de leitura é uma interação entre escritor/leitor, e de acordo com Kato neste ato de comunicação regido por regras conversacionais, o escritor e o leitor estabelecem um contrato de cooperativismo, onde o escritor tenta emitir uma mensagem, a qual o leitor procura decifrar durante o processo de leitura, agindo como leitor-reconstrutor.
Esse processo de cooperativismo se dá pelo seguinte elementos: escritor informativo/leitor compreensivo, escritor sincero/leitor crédulo, escritor relevante/leitor assertivo e, por último, escritor claro e um leitor que espera o uso de recursos linguísticos simples.
Conclusão:
Não há um modelo de leitura/tipo de leitor único porque há tantos processos de ler quantas as pessoas que leem, os materiais a ler e os objetivos de leitura que prosseguem.
Ler é muito mais do que a decifração. É um processo multifacetado e multidimensional que vai desde o reconhecimento da palavra até à intervenção de processos mentais superiores na leitura eficiente. (Spache e Spache)
Bibliografia:
1. https://sites.google.com/site/portefoliomlehelenabarreto/a-aprendizagem-da-leitura-e-da-escrita/2-2-modelos-ascendentes-descendentes-e-interativos
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