O
nascimento de uma Linguística do Texto: da frase ao texto - as três fases de
construção da Linguística Textual (Conteúdo 2).
A Linguística Textual surgiu na Alemanha, nos anos sessenta do século XX, momento em que o paradigma formal da linguagem, centrado na análise exclusivamente interna ao sistema linguístico, deixava de responder adequadamente a vários problemas que se foram instaurando na linguística por pesquisadores de diferentes linhas de pesquisa. Na tradição, a Linguística Textual passou por três fases.
As três fases de construção da linguística textual são:
- 1° Fase: Transfrástica:
Análise transfrástica, que começou a ser desenvolvida nos anos 1960, é o estudo do fenômeno da co-referenciação, os quais não podiam ser explicados pelas teorias semânticas e/ou sintáticas.
A análise transfrástica também se aplica ao estudo de outros fenômenos transfrásticos, tais como a pronominalização, seleção dos artigos (definidos ou indefinidos), concordância dos tempos verbais, entre outros. - 2° Fase: Gramática Textual:
Complexo de preposições sintático-semânticas, estrutura pronta e acabada, produto de uma competência linguística idealizada e maior unidade linguística com sequência coerente e consistente de signos linguísticos. - 3° Fase: Teoria do Texto:
Texto é uma unidade de sentido, um ato de comunicação social. (planejamento, verbalização e construção).
Construindo sentidos no texto: organização estrutural e processamento textual (Conteúdo 3).Sentidos no TextoTodo texto precisa de um sentido, um caminho seguido pelo leitor, que é necessário ser construído anteriormente pelo produtor do texto. O sentido de um texto na teoria é divido em duas partes: processamento textual e organização estrutural.Processamento TextualO texto deve sempre ser entendido como um processo. Quando escrevemos um texto, toda ação precisa ser acompanhada por processos cognitivos. O produtor do texto precisa ter certos conhecimentos para que o que ele está produzindo tenha um conteúdo e uma boa definição do que está tentando passar, o que chamamos de conhecimento de memória, pois são fatores tirados da mente de quem escreve e é passado para as palavras, além de ser difícil escrever um texto bom sem usar sua carga de experiência e conhecimento, o que é em um texto enaltece um todo.Segundo estudiosos o conceito do processamento textual se dividem em três grandes sistemas de conhecimento, que são responsáveis pelo processamento textual:Linguístico: Corresponde ao conhecimento da gramatica que o autor possui. Esse conhecimento que será importante na escolha das palavras a serem usadas, inclusive no uso dos elementos coesivos. Afinal, um texto com um bom vocabulário é tido por muitos como um texto bem escrito.Enciclopédico ou de mundo: Corresponde às informações armazenadas na memoria de cada individuo, é um conhecimento que abrange tudo pelo que o produtor do texto já passou, já leu ou já refletiu. Seja situações histórias ou uma simples conversa com outra pessoa, tudo pode ser usado em um texto, seja para comparação ou um embasamento.Interacional: Corresponde aos meios de linguagem e ações escritas pelo produtor, que são divididos em três tipos de conhecimentos:Ilocucional: Reconhece os objetos pretendidos pelo autor do texto, deixando claro quem são personagens e o que são os locais usados, tendo um papel de situar o leitor segundo a intencionalidade do autor.Comunicacional: É a quantidade de informação necessária para que o leitor seja capaz de reconstruir um objeto após a leitura de um trecho, ativando seu conhecimento de mundo.Metacomunicativo: É aquilo que permite assegurar a compreensão de um texto por parte do leitor, fazendo uso do contexto para um bom entendimento do leitor sobre o tema pretendido pelo autor.Superestrutural: É o que denota que tipo de texto que está sendo lido, seguindo uma fórmula certa para cada tipo textual.Organização EstruturalEste é um conceito que para alguns autores se orientam a partir de três níveis estruturais e inter-relacionáveis entre si: Superestrutural, Macroestrutural e microestrutural.Superestrutural: Se refere tanto às estruturas textuais globais que permitem o reconhecimento dos gêneros ou tipos, como também envolve o conhecimento sobre estratégias esquemáticas cognitivas relacionadas à significação global da base textual. São estratégias facilitadoras na produção de textos que acionam na memória o conhecimento armazenado.Macroestrutural: Conceito referente à coerência textual, o conhecimentos responsável por construir a significação global no texto através dos processos de produção e compreensão textual analisados numa leitura. A construção da coerência textual depende da organização feita pelo autor, por exemplo: Linguística, cognitiva, sócio cultural, interacional e pragmática. Platão &Fiorin definem a coerência textual como o que diferencia um texto de um aglomerado de frases.Microestrutural: São as relações coesivas lineares que dizem respeito ao modo como esses elementos estão presentes no texto. Construída através de mecanismos gramaticais, que definem as relações entre frases e sequencias de frases.
Outras teorias cujo objetivo de estudo é o texto (Conteúdo 4).
Em linguística, a noção de texto é ampla e ainda aberta a uma definição
mais precisa. Grosso modo, pode ser entendido como manifestação linguística das ideias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor
de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais. Seu tamanho é variável.
“Conjunto
de palavras e frases articuladas, escritas sobre qualquer suporte”.
“Obra
escrita considerada na sua redação original e autêntica (por oposição a
sumário, tradução, notas, comentários, etc.)”.
"Um
texto é uma ocorrência linguística, escrita ou falada de qualquer extensão,
dotada de unidade sócio comunicativa, semântica e formal. É uma unidade de linguagem em
uso."
O
interesse pelo texto como objeto de estudo gerou vários trabalhos importantes
de teóricos da Linguística Textual, que percorreram fases diversas cujas
características principais eram transpor os limites da frase descontextualizada
da gramática tradicional e ainda incluir os relevantes papéis do autor e do leitor na construção de textos.
Um
texto pode ser escrito ou oral e, em sentido lato,
pode ser também não verbal.
Texto
crítico é uma produção textual que parte de um processo reflexivo e analítico
gerando um conteúdo com crítica construtiva e bem fundamentada.
Em artes gráficas, o texto é a parte verbal, linguística, por
oposição às ilustrações.
Todo
texto tem que ter alguns aspectos formais, ou seja, têm que ter estrutura,
elementos que estabelecem relação entre si. Dentro dos aspectos formais temos a
coesão e a coerência, que dão sentido e forma ao texto. "A coesão textual
é a relação, a ligação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do
texto”. A coerência está relacionada com a compreensão, a interpretação do que
se diz ou escreve. Um texto precisa ter sentido, isto é, precisa ter coerência.
Embora a coesão não seja condição suficiente para que enunciados se constituam
em textos, são os elementos coesivos que lhes dão maior legibilidade e
evidenciam as relações entre seus diversos componentes, a coerência depende da
coesão.
Entre outras formas de estudo do texto podemos
citar:
Sociolinguística
É o ramo
da linguística que estuda a
relação entre a língua e a sociedade. É o estudo descritivo do efeito de qualquer e
todos os aspectos da sociedade, incluindo as normas culturais, expectativas e
contexto, na maneira como a linguagem é usada, e os efeitos do uso da linguagem
na sociedade. A sociolinguística difere a sociologia da língua em que o foco da
Sociolinguística é o efeito da sociedade sobre a língua, enquanto a língua de
sociologia foca o efeito de língua sobre a sociedade. A sociolinguística se
sobrepõe a um grau considerável com a pragmática.
Há três termos importantes para a sociolinguística que
podem ser facilmente confundidos entre si:
Variedade - a
variedade são as diferentes formas de manifestação da fala dentro de uma
língua, a partir dos diferentes traços que a condicionam, eles podem ser:
sociais, culturais, regionais e históricos de seus falantes. As variedades
linguísticas classificam-se como:
·
Dialeto:
modo particular de uso da língua numa determinada localidade. Diferente do que
pensam muitos linguistas, o termo dialeto não serve para designar variedade
linguística.
·
Socioleto:
é a variedade linguística de um determinado grupo de falantes que partilham os
mesmos traços e experiências socioculturais.
·
Idioleto:
é o modo particular de cada indivíduo expressar-se através da fala.
·
Cronoleto-
variedade pertencente a uma determinada faixa etária, ou seja, modo próprio
desta geração manifestar-se.
Variante - o termo variante é utilizado nos estudos de
sociolinguística para designar o item linguístico que é alvo de mudança. Assim,
no caso de uma variação fonética, a variante é o alofone. Representa, portanto, as formas possíveis de
realização. No entanto, na linguística geral, o termo variante dialetal é
usado como sinônimo de dialeto.
Variável - a variável é o traço, forma ou construção
linguística cuja realização apresenta variantes observadas pelo investigador.
Análise do discurso
Ou análise de discurso é uma
prática e um campo da linguística e da comunicação especializado em analisar construções
ideológicas presentes em um texto. É muito
utilizada, por exemplo, para analisar textos da mídia e as ideologias que os engendram. A análise do discurso é
proposta a partir da filosofia materialista que põe em
questão a prática das ciências humanas e a divisão
do trabalho intelectual, de forma reflexiva.
De acordo com uma das leituras possíveis, discurso é
a prática social de produção de textos. Isto significa que todo discurso é uma
construção social, não individual, e que só pode ser analisado considerando
seu contexto histórico-social, suas condições de produção;
significa ainda que o discurso reflete uma visão de mundo determinada,
necessariamente, vinculada à do(s) seu(s) autor(es) e à sociedade em que vive(m).
Texto, por sua vez, é o produto da atividade
discursiva, o objeto empírico de análise do discurso; é a construção sobre
a qual se debruça o analista para buscar, em sua superfície, as marcas que
guiam a investigação científica. É necessário, porém, salientar que o objeto da
análise do discurso é o discurso.
Pragmática
É o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação. As palavras, em sua significação comum, assumem muitas vezes outros
significados distintos no uso da língua e, mais recentemente, o campo de estudo
da pragmática passou a englobar o estudo da
linguagem comum e o uso concreto da linguagem, enquanto a semântica e a sintaxe constituem a construção teórica. A
pragmática, portanto, estuda os significados linguísticos determinados não
exclusivamente pela semântica proposicional ou frásica, mas aqueles que se
deduzem a partir de um contexto extralinguístico: discursivo, situacional, etc.
Diferenças e
características da fala e escrita (Conteúdo 5).
Fala é algum padrão das diversas línguas que existem no mundo. Para falar ou cantar, movimentamos cerca de uma
dúzia de músculos da laringe,
aproximadamente de diversas maneiras as cordas vocais. O ar que sai dos pulmões
percorre os brônquios e a traqueia, chegando até a
laringe, os músculos da gente se contraem, regulando a passagem do ar. Os
movimentos da gente fazem as cordas vocais vibrarem e produzirem sons. Chegando
a boca, o som laringiano é articulado graças à ação da língua, dos lábios, dos
dentes, do véu palatino e do assoalho da boca.
A escrita consiste na
utilização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia de comunicação, historicamente
criada e desenvolvida na sociedade humana, e basicamente
consiste em registrar marcas em um suporte. O(s) instrumento(s) usado para se escrever e os
suportes em que ela é registrada podem, em princípio, ser infinitos. Embora,
tradicionalmente, conceba-se que a escrita tem durabilidade enquanto a fala
seria mais "volátil", os instrumentos, suportes, formas de
circulação, bem como a função comunicativa do texto escrito, são determinantes
para sua durabilidade ou não.
Não devemos confundir língua com escrita, pois são dois meios de comunicação distintos. A escrita
representa um estágio posterior de uma língua. A língua
falada é mais
espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade. Além
disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se
fisionomias. A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um
sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo
fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante.
No Brasil, por exemplo, todos
falam a língua portuguesa, mas existem usos diferentes da língua devido a
diversos fatores. Dentre eles, destacam-se:
Fatores regionais: é possível notar a diferença do português falado por um
habitante da região nordeste e outro da região sudeste do Brasil. Dentro de uma
mesma região, também há variações no uso da língua. No estado do Rio Grande do
Sul, por exemplo, há diferenças entre a língua utilizada por um cidadão que
vive na capital e aquela utilizada por um cidadão do interior do estado.
Fatores culturais: o grau de escolarização e a formação cultural de um
indivíduo também são fatores que colaboram para os diferentes usos da língua.
Uma pessoa escolarizada utiliza a língua de uma maneira diferente da pessoa que
não teve acesso à escola.
Fatores contextuais: nosso modo de falar varia de acordo com a situação em que
nos encontramos: quando conversamos com nossos amigos, não usamos os termos que
usaríamos se estivéssemos discursando em uma solenidade de formatura.
Fatores profissionais: o exercício de
algumas atividades requer o domínio de certas formas de língua chamadas línguas
técnicas. Abundantes em termos
específicos, essas formas têm uso praticamente restrito ao intercâmbio técnico
de engenheiros, químicos, profissionais da área de direito e da informática,
biólogos, médicos, linguistas e outros especialistas.
Fatores naturais: o uso da língua
pelos falantes sofre influência de fatores naturais, como idade e sexo. Uma
criança não utiliza a língua da mesma maneira que um adulto, daí falar-se em linguagem
infantil e linguagem adulta.
Grupo
formado por:
Claudia Corrêa
Douglas
Martins
Jessica
Ingrid
Marina
Moreira
Marcela
Almeida
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