Com a constituição da LT, desenvolveu-se a caracterização de seu objeto de estudo (o texto). Serão apresentadas algumas das principais categorias teóricas de analise, são elas:
I - Processamento textual: Refere-se como o texto deve ser entendido, qual o processo que acontece através de sistemas de conhecimento acionados no texto e também no contexto. Para produção textual, toda ação é fazer algo necessariamente como processos de ordem cognitiva ou social, pois se tem conhecimentos na memória que precisam ser ativados para o sucesso. Tantas expectativas podem compor um projeto de compreensão e produção textual.
II - O processo textual definiu três sistemas de conhecimento como: Conhecimento linguístico: Que seria o conhecimento do léxico que nada mais é que um dicionário com vocabulário de uma língua, que é responsável por escolha de termos e também organiza o material linguístico.
- Conhecimento enciclopédico ou de mundo: São informações armazenadas na memória de cada individuo.
- Conhecimento interacional: É a realização de ações por meio da linguagem. Divide-se em:
- A - Ilocucional: São meios diretos ou indiretos para atingir um objetivo.
- B - Metacomunicativo: São meios de evitar distúrbios na comunicação, por exemplo: pode se usar paráfrase.
- C- conhecimento comunicacional: São meios adequados para atingir os objetivos desejados.
- D -Conhecimento superestrutural: São modelos textuais globais que permitem ao individuo reconhecer diferentes gêneros textuais ou esquemas cognitivos.
II - Organização Estrutural: É o modo geral de alguns autores como Koch, Fávero entre outros de organizarem textos a partir de três níveis, que são:
- Frames: São elementos armazenados na memoria sem ter uma organização sequencial, por exemplo: ''Festa de aniversario” nos faz lembrar um conjunto, como: bolo, vela, presente, mas não tem uma ordem, pois vem espontânea.
- Esquemas: também são elementos armazenados na memória, porém são organizados de forma sequencial, como um dia de "trabalho" onde acionamos o conjunto numa determinada ordem como acordar, levantar, tomar banho etc.
- Planos: São modelos de comportamento manifestados pelas pessoas no sentido de alcançarem certo proposto, por exemplo, um adolescente que organiza um plano para conseguir dos pais sozinhos.
- Scripts: São planos estereotipados com rotina bem estabelecida e que geralmente especificam papeis e ações dos interlocutores, por exemplo, novela, infância etc.
- Macroestrutural: Refere-se as relações de coerência textual que é considerada fundamental para a textualidade, pois dela depende em grande parte o sentido do texto: A seguir veremos alguns níveis de coerência.
- Narrativa: Ocorre quando se respeitam as implicações lógicas existentes entre as partes da narração.
- Figurativa: Diz respeito à combinatória de figuras para manifestar um tema ou á compatibilidade.
- Microestrutural: Refere-se as relações coesivas que dizem respeito ao modo com os elementos presentes.As varias possibilidade de coesão textual podem ser agrupadas em três grandes tipos são eles:
- Coesão Referencial: Diz-se respeito a elementos que tem como objetivo estabelecer referencia a alguma outra coisa.
- Coesão Recorrencial : É obtida por meio da recorrência de termo, paralelo e também recursos fonológicos.
- Coesão Sequencial : Tem a função de fazer o texto progredir não pela retomada de itens ou estrutura, mas pela sequência das sentenças.
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