Outras Teorias cujo objeto de estudo é o texto: Sociolinguística
( Conteúdo 4)
Como é sabido, além da Linguística Textual,
também houve outros lugares de ruptura com o estruturalismo linguístico, o que
culminou na gênese de novos de investigação. Assim, como a LT, muitos desses
campos também apresentam o texto (e não a frase) como objeto de estudo.
Conforme foi advertido nos conteúdos anteriores, a LT mantém uma certa
interdisciplinaridade com vários desses outros campos de investigação, cuja preoupação
maior é o estudo do texto. Nesse sentido, serão apresentados, aqui e nos
conteúdos seguintes, aqueles campos mais representativos, para que se possa
melhor conhecê-los (ainda que superficialmente) e estabelecer as possíveis
relações com a L.T.
Sociolinguística
Esta área investiga a relação entre linguagem
e sociedade, através dos textos e postula o principio da diversidade
linguística. Nesse sentido, já é fácil notar o seu perfil interdisciplinar. Ela
inscreve-se na corente das orientações teóricas contextuais e funcionai sobre o
fenômeno linguístico não apenas sob o ângulo das regras de linguagem, mas
também sob a perspectiva das relações de poder manifestadas na e pela
linguagem.
Seu interesse está em relacionar as variações
linguísticas abserváveis em uma comunidade às diferenciações existentes na
estrutura social desta mesma sociedade, pois o objeto da Sociolinguística é a
diversidade linguística.
É possível identificar certos fatores
socialmente definidos, relacionados à diversidade linguística como:
- Identidade social do emissor ou falante.
- Identidade
social do receptor ou ouvinte
- O contexto (estilos formal e informal)
- O julgamento linuistico-social distinto que
os falantes fazem de si e dos outros.
É importante salientar ainda que a Sociolinguística
diz respeito prioritariamente ao estudo da língua falada, observada, descrita e
analisada em seu contexto social, isto é, em situações reais de uso. Seu ponto
de partida é a comunidade linguística. Ela se interessa pelas pesquisas
voltadas, por exemplo, para as minorias linguísticas e para a questão do
insucesso escolar de crianças oriundas de grupos sociais desfavorecidos. Para a
Sociolinguística a língua é um fato social, um sistema convencional adquirido
pelos indivíduos no convívio social, de onde podem obstrair as múltiplas
variações observáveis de fala. Conforme os estudos sociolinguísticos, as
línguas variam de diversas formas:
- Uma língua varia em relação a outra ou
outras línguas, ou seja, as línguas variam entre si.
- Uma mesma língua falada em países diferentes
varia de um país para outro onde seja falada.
- A língua falada em um país varia de uma
região para outra neste país.
- A língua falada em um país varia em diversos
aspectos: étnico, etário, social, sexual, econômico, profissional, cultural,
etc
- A língua varia até em um mesmo indivíduo em
relaçao aos seus diferentes níveis de formalidades e situações linguísticas.
- A língua pode variar em diferentes níveis (
lexical, morfológico, sintático, fonético e semântico).
(Juliana Tavares)
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