sábado, 30 de maio de 2015

Outras Teorias cujo objeto de estudo é o texto: Sociolinguística        

( Conteúdo 4)

Como é sabido, além da Linguística Textual, também houve outros lugares de ruptura com o estruturalismo linguístico, o que culminou na gênese de novos de investigação. Assim, como a LT, muitos desses campos também apresentam o texto (e não a frase) como objeto de estudo. Conforme foi advertido nos conteúdos anteriores, a LT mantém uma certa interdisciplinaridade com vários desses outros campos de investigação, cuja preoupação maior é o estudo do texto. Nesse sentido, serão apresentados, aqui e nos conteúdos seguintes, aqueles campos mais representativos, para que se possa melhor conhecê-los (ainda que superficialmente) e estabelecer as possíveis relações com a L.T.

Sociolinguística
Esta área investiga a relação entre linguagem e sociedade, através dos textos e postula o principio da diversidade linguística. Nesse sentido, já é fácil notar o seu perfil interdisciplinar. Ela inscreve-se na corente das orientações teóricas contextuais e funcionai sobre o fenômeno linguístico não apenas sob o ângulo das regras de linguagem, mas também sob a perspectiva das relações de poder manifestadas na e pela linguagem.
Seu interesse está em relacionar as variações linguísticas abserváveis em uma comunidade às diferenciações existentes na estrutura social desta mesma sociedade, pois o objeto da Sociolinguística é a diversidade linguística.
É possível identificar certos fatores socialmente definidos, relacionados à diversidade linguística como:
- Identidade social do emissor ou falante.
- Identidade  social do receptor ou ouvinte
- O contexto (estilos formal e informal)
- O julgamento linuistico-social distinto que os falantes fazem de si e dos outros.
É importante salientar ainda que a Sociolinguística diz respeito prioritariamente ao estudo da língua falada, observada, descrita e analisada em seu contexto social, isto é, em situações reais de uso. Seu ponto de partida é a comunidade linguística. Ela se interessa pelas pesquisas voltadas, por exemplo, para as minorias linguísticas e para a questão do insucesso escolar de crianças oriundas de grupos sociais desfavorecidos. Para a Sociolinguística a língua é um fato social, um sistema convencional adquirido pelos indivíduos no convívio social, de onde podem obstrair as múltiplas variações observáveis de fala. Conforme os estudos sociolinguísticos, as línguas variam de diversas formas:
- Uma língua varia em relação a outra ou outras línguas, ou seja, as línguas variam entre si.
- Uma mesma língua falada em países diferentes varia de um país para outro onde seja falada.
- A língua falada em um país varia de uma região para outra neste país.
- A língua falada em um país varia em diversos aspectos: étnico, etário, social, sexual, econômico, profissional, cultural, etc
- A língua varia até em um mesmo indivíduo em relaçao aos seus diferentes níveis de formalidades e situações linguísticas.

- A língua pode variar em diferentes níveis ( lexical, morfológico, sintático, fonético e semântico).

(Juliana Tavares)

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