O aprendizado da leitura: o leitor reconstrutor
Na área de compreensão e leitura, onde temos processos
inacessíveis à observação direta, tivemos duas concepções radicalmente
opostas:
• Hipótese ascendente (bottom up), ou de dependente do texto;
• Hipótese descendente(top down) ou dependente do leitor.
• Hipótese ascendente (bottom up), ou de dependente do texto;
• Hipótese descendente(top down) ou dependente do leitor.
Leitor analisador versus leitor construtor
- Leitor idealizado pelo modelo ascendente – analisa cuidadosamente o imput visual e que sintetiza o significado das partes menores para obter o significado do todo.
- Leitor idealizado pelo modelo descendente – se apóia principalmente em seus conhecimentos prévios e sua capacidade inferencial para fazer predições sobre o que o texto dirá, utilizando os dados visuais apenas para reduzir incertezas.
Obs.: Tanto o 1º quanto o 2º modelo pretendem descrever os
comportamentos do leitor ideal e são calcados em observações empíricas
de leitores tanto proficientes quanto ineficientes.
Leitor construtor – analisador
Só é possível(coerente) se a leitura for vista como uma interação
entre leitor e texto, sem privilegiar ou depreciar o valor dos dados
linguísticos. O leitor proficiente é aquele que faz uso apropriado
desses processos, tornando-o fluente e preciso.
Leitor cooperativo
A ênfase nessa nova concepção, passa do conteúdo proposicional do
texto para as intenções do autor. Nesse caso, a leitura é definida como
um ato de adivinhação das intenções do autor, e na versão mais
elaborada, como um ato de comunicação regido por regras
conversacionais(contrato de cooperativismo).
“Informo que fulano é extremamente gentil, benquisto e agradável e
muito atento a detalhes, como encapar prontuários, colocar os objetos em
ângulo reto.”
“Um avião americano que voava de Boston para Vancouver caiu
exatamente na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. Em que país
os sobreviventes devem ser enterrados?”
Assim, vê-se que o texto é de fundamental importância, pois é na sua
leitura literal que o leitor encontrará os indícios para os significados
não-literais.
O LEITOR RECONSTRUTOR
- O texto não é apenas uma unidade formal, mas sobre tudo uma unidade funcional, isto é uma unidade de comunicação.
- O modelo de leitura que vai definir como um ato de reconstrução dos processos de sua produção.
- A leitura como um ato de reconstrução dos processos de produção, parece-nos dar conta dessa interação leitor-autor, dado ela não se centrar no texto já estruturado, mas na simulação de sua construção.
- Quando dizemos que, ao ler o texto acompanhamos o pensamento do autor, na verdade o que estamos dizendo é que entendemos o texto imaginando-nos como seus produtores.
- A produção é vista como um processo de planejamento, através do qual o autor da mensagem codifica seus objetivos usando estratégias comunicativas.
- O planejamento é o processo por meio do qual o produtor arma um curso de ação para satisfazer a um ou mais objetivos.
- O texto funciona como suporte para a hipotetização dos processos e que, uma vez hipotetizados, o compreendedor passa a atuar como planejador simulador.
Na área de compreensão e leitura, onde temos processos inacessíveis à
observação direta, tivemos duas concepções radicalmente opostas:
• Hipótese ascendente (bottom up), ou de dependente do texto;
• Hipótese descendente(top down) ou dependente do leitor.
• Hipótese ascendente (bottom up), ou de dependente do texto;
• Hipótese descendente(top down) ou dependente do leitor.
Leitor analisador versus leitor construtor
- Leitor idealizado pelo modelo ascendente – analisa cuidadosamente o imput visual e que sintetiza o significado das partes menores para obter o significado do todo.
- Leitor idealizado pelo modelo descendente – se apoia principalmente em seus conhecimentos prévios e sua capacidade inferencial para fazer predições sobre o que o texto dirá, utilizando os dados visuais apenas para reduzir incertezas.
Obs.: Tanto o 1º quanto o 2º modelo pretendem descrever os
comportamentos do leitor ideal e são calcados em observações empíricas
de leitores tanto proficientes quanto ineficientes.
Leitor construtor – analisador
Só é possível(coerente) se a leitura for vista como uma interação
entre leitor e texto, sem privilegiar ou depreciar o valor dos dados
linguísticos. O leitor proficiente é aquele que faz uso apropriado
desses processos, tornando-o fluente e preciso.
Leitor cooperativo
A ênfase nessa nova concepção, passa do conteúdo proposicional do
texto para as intenções do autor. Nesse caso, a leitura é definida como
um ato de adivinhação das intenções do autor, e na versão mais
elaborada, como um ato de comunicação regido por regras
conversacionais(contrato de cooperativismo).
“Informo que fulano é extremamente gentil, benquisto e agradável e
muito atento a detalhes, como encapar prontuários, colocar os objetos em
ângulo reto.”
“Um avião americano que voava de Boston para Vancouver caiu
exatamente na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. Em que país
os sobreviventes devem ser enterrados?”
Assim, vê-se que o texto é de fundamental importância, pois é na sua
leitura literal que o leitor encontrará os indícios para os significados
não-literais.
O LEITOR RECONSTRUTOR
- O texto não é apenas uma unidade formal, mas sobre tudo uma unidade funcional, isto é uma unidade de comunicação.
- O modelo de leitura que vai definir como um ato de reconstrução dos processos de sua produção.
- A leitura como um ato de reconstrução dos processos de produção, parece-nos dar conta dessa interação leitor-autor, dado ela não se centrar no texto já estruturado, mas na simulação de sua construção.
- Quando dizemos que, ao ler o texto acompanhamos o pensamento do autor, na verdade o que estamos dizendo é que entendemos o texto imaginando-nos como seus produtores.
- A produção é vista como um processo de planejamento, através do qual o autor da mensagem codifica seus objetivos usando estratégias comunicativas.
- O planejamento é o processo por meio do qual o produtor arma um curso de ação para satisfazer a um ou mais objetivos.
- O texto funciona como suporte para a hipotetização dos processos e que, uma vez hipotetizados, o compreendedor passa a atuar como planejador simulador.
A leitura: Um processo de reconstrução do planejamento do
discurso por parte do escritor.
I - Leitor analisador
O leitor idealizado pelo modelo ascendente é aquele que analisa
cuidadosamente o input visual e que sintetiza o significado das partes menores
para obter o significado do todo, caracterizado como leitor analisador.
II - Leitor construtor
O leitor idealizado pelo modelo descendente é aquele que se
apóia principalmente em seus conhecimentos prévios e sua capacidade inferencial
para fazer predições sobre o que o texto dirá, utilizando os dados visuais
apenas para reduzir incertezas, caracterizado como leitor construtor.
III - Kolers - Maus leitores X Goodman - Bons leitores
Segundo Kolers (1975), os maus leitores são aqueles que, em
lugar de fazer uma leitura textual precisa, procuram, com base em seu
conhecimento prévio do mundo, fazer adivinhações, quase sempre
mal-sucedidas.
Por outro lado, Goodman (1967), verificou que justamente o
leitor competente é aquele que faz mais adivinhações acertadas e que o leitor
imaturo é aquele que faz uma leitura linear com pouca predição.
Leitor construtor analisador.
IV - O leitor construtor analisador
Esses resultados aparentemente contraditórios só se tornam
plausíveis se forem aceita uma concepção de leitura na qual os processos
ascendentes e descendentes aparecem como duas possibilidades complementares,
isto é, uma interação entre leitor e texto, sem privilegiar ou depreciar o
valor dos dados linguísticos, que teriam, entre outras, uma função
restritiva em relação ao uso excessivo de predições.
Segundo Kato, o leitor proficiente é aquele que faz uso
apropriado desses processos, o que o torna um leitor ao mesmo tempo fluente e
preciso. As estratégias usadas na leitura são determinadas por vários fatores
tais como:
- O grau de novidade do texto
- O local do texto
- O objetivo da leitura
- A motivação para leitura, etc
V - O leitor cooperativo: Interação leitor-escritor
Apesar de muito se falar sobre interação leitor texto, é de
extrema importância também falar sobre a interação leitor-escritor. Em situações
de comunicação oral, o que é relevante é a interação falante-ouvinte. Na
verdade, essa interação entre produtor e entendedor é o objetivo de qualquer
comunicação, mas, como sido frequentemente observado, na comunicação escrita
esse objetivo é muito mais dependente do código verbal e muito menos apoiado nas
pista contextuais, na linguagem gestual, no universo semântico partilhado
ou nas regras conversacionais.
Contudo, uma vez atingido o equilíbrio dialético do conflito do
texto para as intenções do autor. Em sua versão ingênua, a leitura é definida
como um ato de adivinhação das intenções do autor, e, na versão mais elaborada,
como um ato de comunicação regido por regras conversacionais, isto é, um
contrato de cooperativismo. Desse modo, o escritor é regulado para ser:
- Informativo na medida certa
- Sincero
- Relevante
- Claro
O leitor por sua vez, deverá compreender o objetivo do autor,
acreditar em sua sinceridade, procurar a relevância dos subjetivos ao objetivo
central e esperar que os objetivos venham codificados através de recursos
linguísticos mais simples.
Se alguns dos princípios não são
obedecidos pelo escritor, o leitor, guiado ainda pelo principio do
cooperativismo, deverá pensar que tal violação é intencional e que indiretamente
o escritor esta tentando dizer-lhe alguma coisa. Assim, se a uma carta pedindo
informações sobre a competência de um determinado candidato a chefe de setor
chega uma resposta do seguinte teor:
Informo que Leon é extremamente gentil, benquisto e agradável e
muito atento a detalhes como encapar os prontuários, colocar os objetos em
ângulo reto, etc.
O recebedor da carta percebera que a omissão de informação, ou
a violação da máxima de informação, significa indiretamente que Leon é
incompetente.
Um outro exemplo que poder ilustrar o cooperativismo poder ser
visto no texto a seguir:
Um avião americano que voava de Boston para Vancouver caiu
exatamente na fronteira entre os estados Unidos e o Canadá. Em que pais os
sobreviventes deverão ser enterrados
Para muitos leitores, o ermo sobrevivente passará despercebido.
Esse fato corrobora a tese da leitura como processo descendente, pois pode ter
acontecido de o leitor simplesmente não ler e apenas adivinhar o termo que
ocorre nessa posição. Por outro lado, outros leitores terão percebido a palavra
e reagirão achando graça. Isso mostra que o leitor entendeu a intenção indireta
do escritor de fazer uma brincadeira e que o uso do termo não foi acidental, mas
proposital. A violação aqui foi do postulado da sinceridade. Portanto, vê
se que, mesmo nessa abordagem, o texto é de fundamental importância pois é
na sua leitura literal que o leitor encontrara os indícios para significados não
literais. Nesse sentido ela vem parcialmente sana o impasse criado pela
abordagem estritamente descendente que desenfatiza o papel do texto na
leitura.
Poder-se ia, neste momento, levar a seguinte questão: supondo
que tanto o escritor quanto o leitor são comunicadores cooperativos e que
partilham essencialmente do mesmo universo cognitivo e do mesmo sistema de
valores, seria verdadeiro dizer que uma leitura eficiente recuperará só, e
somente, as intenções efetivamente pretendidas pelo escritor?
A experiência nos diz que há significados textuais que
surpreendem os próprios autores por não terem sido pretendidos, mas que são
reconhecidos como autorizados pelo texto. Isso se explica pelo fato de não haver
uma correspondência biunívoca entre forma e função e pelo fato de nem sempre o
autor ter ciência da ambiguidade da forma produzida, ou dos significados por ela
acarretáveis. Alem disso, nem toda ambiguidade pose ser desfeita
contextualmente.
Portanto, vê se que enquanto a leitura não possa
ser vista como eu um processo que extrai o sentido final do texto, este é
o elemento que delimita a gama de interpretações possíveis, algumas das quis
podem não ter sido planejadas pelo próprio autor.
VI - O leitor reconstrutor
As
diversas concepções observadas conferem um papel maior ou menor ao texto na
extração de significados, mas mantêm - no como unidade formal, com significado
próprio. Uma visão diferente delas é aquela que considera o texto não como
unidade formal, sobretudo como uma unidade funcional, isto é, uma unidade de
comunicação. Consistente com essa visão de texto é o modelo de leitura que
a define como um ato de reconstrução dos processos de sua produção.
É fácil dizer que ler é captar os objetivos do autor ou suas
intenções e idéias, sem se posicionar quanto ao modo como isso se dá. A
concepção de Levy, que vê a leitura como um ato de reconstrução dos processos de
produção, parece nos dar conta dessa interação leitor-autor, dado ela não se
centrar no texto já estruturado, mas na simulação de sua construção. A
visão de Levy (1979) parece vir ao encontro das nossas intuições no que diz
respeito ao que ocorre na língua oral. Com efeito, frequentemente observamos-nos
fornecendo palavras ou expressões para quem está falando conosco, repetindo como
um eco partes de seu discurso ou completando-o a nível frasal ou textual. Isso
mostra que a recepção é um comportamento ativo de simulação da produção, o que
nos leva a supor que na leitura também façamos a mesma coisa. Quando dizemos
que, ao ler, acompanhamos o pensamento do autor, na verdade o que estamos
dizendo é que entendemos o texto imaginando-nos como seus produtores. O
texto-produto é visto como um conjunto de pegadas a serem utilizadas para
recapitular as estratégias do autor e através delas chegar aos seus objetivos.
Levy propõe, usando um corpus a produção linguística espontânea, um modelo em
que a produção é vista como um processo de planejamento, através do qual o autor
da mensagem codifica seus objetivos usando estratégias comunicativas.
Planejamento, no sentido usado pelo autor, é o processo por meio do qual o
produtor arma um curso de ação para satisfazer um ou mais objetivos. Por
estratégia comunicativa, o autor entende o modo como o produtor realiza seu
objetivo comunicativo. Os objetivos de um produtor são suas intenções e podem
ter sub-objetivos que com aqueles formam uma rede de relações dentro da qual
estes se definem. O planejamento, além disso, pode ser tanto a nível
macroestrutural como microestrutural.
KATO,
Mary: O aprendizado da leitura.
Martins fontes,
São Paulo sp –1987
PINTO,
Abuênia Padilha, Interação leitor-texto: Considerações teóricas e práticas
Cepril, the Especialist. V. 10 nº 1
puc-sp -1989
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