sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Plano de Aula


PLANO DE AULA

Apresentação:
Série a ser aplicado: 3º Ano Ensino Médio
Duração: três aulas de 50 minutos

Objetivos gerais: Analisar com os alunos do 3° ano os temas sociais de Harry Potter, que, assim como foi apontado no texto “The Importance of the Literary Text in the Teaching of English as a International Language”, mostra um panorama social diferente.
Consequentemente os alunos irão reconhecer a questão social que a obra apresenta e assimilar esta nova perspectiva a sua própria auxiliando os alunos para a maior ganho de conhecimento.

Objetivos específicos:
- Leitura da obra.
- Análise.
- discussão e exposição das reflexões feitas.

Conteúdo:
- Obra Harry Potter da escritora J.K. Rowlling.

Método/Estratégia: Os alunos farão a leitura da obra e trarão suas reflexões para serem apresentadas e discutidas com o resto da turma.

Recursos didáticos: A obra, pesquisas e análises presentes na internet.

Avaliação: Os alunos farão uma dissertação sobre os temas abordados na obra e ficará a cargo do professor analisar se o aluno conseguiu identificar os conceitos abstratos que a obra contém.

Exercício:
1-Disserte sobre qual é o tema da obra Harry Potter, leve em consideração a sociedade e o estilo de vida que lhe foram apresentados na obra e faça um comparativo da história do mundo dos bruxos com algum evento histórico do nosso mundo.




The Importance of the Literary Text in the Teaching of English as a International Language

Em The Importance of the Literary Text in the Teaching of English as a International Language, explica-se como o inglês deixou de ser um idioma exclusivo dos habitantes da Inglaterra e se tornou um idioma mundial, as diferentes culturas com que teve contato no período da colonização e as evoluções que se sucederam nesses novos ambientes criaram novas formas do idioma e novas tradições literárias, afirmando que o inglês não era mais exclusivo de um país e que estava acessível para todos aqueles que o quisessem falar.
            Porém isso também gerou uma polarização, dividiram-se entre os falantes originais ingleses, que se consideravam falantes superiores e mais sofisticados e falantes que tinham o inglês como segundo idioma e que era afetado pelo contato com outros idiomas, ou seja, segundo o autor, uma qualidade mais primitiva de culturas locais o afetando.
            No entanto, o autor cita como todo esse processo de “regionalização” do inglês influenciou positivamente na visão que se tinha sobre o ensino e o aprendizado da língua, além disso, o inglês se tornou uma via de acesso para outras culturas. Tendo mais acesso a culturas e realidades diferentes, as produções literárias tornaram-se mais “ricas” e provaram ser muito efetivas para derrubar barreiras não só lingüísticas, mas também sociais, ao contar as histórias “deles”, imediatamente cria-se uma comparação entre a cultura “deles” e a “nossa”, assim a dificuldade do ser humano de aceitar os valores de outros, que por serem de outros são considerados inferiores, tornasse menor, e sem a intenção da apropriação cultural, mas pura e simplesmente a de entender os valores “deles”.
            O texto então conclui que a língua não é um sistema igualmente universal, dialetos diferentes, com formas diferentes e significados diferentes que servem para nos conectar através de tais diferenças como uma forma de empatia. A linguagem é um instrumento de inclusão ou exclusão, sendo uma prática social, mas ainda alega que ensinar literatura não ira acabar com as diferenças culturais e os conflitos que decorrem delas, mas pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e por isso deve ser incluída no ensino do inglês.


Os temas de Harry Potter.

A obra Harry Potter narra a vida de um garoto de 11(onze) anos que descobre ser um bruxo e recebe um convite para fazer parte da escola de magia, lá ele passa por aventuras arriscadas com seus amigos e seus principais conflitos são contra o bruxo das trevas Lorde Voldemort. A obra aborda temas como a passagem da infância para a adolescência, preconceito racial, por parte de certos integrantes da sociedade dos bruxos com aqueles que não são “puros” de sangue, os chamados “sangue ruins”, por não serem filhos de bruxos, e apesar de se tratar de uma ficção, o preconceito ao qual faz referência foi e ainda é muito presente na nossa própria sociedade, uma questão que os jovens precisam estar conscientes. Além da questão do preconceito a obra ainda aborda temas como o fascismo, a corrupção e ascensões políticas através de golpes de estado, e ainda se refere a situações presentes em governos ditatoriais como a censura nas mídias e a punição física no ensino das crianças, tudo isso com temas místicos e metáforas algumas vezes sutis e outras não.

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