PLANO DE AULA
Apresentação:
Série a ser aplicado:
3º Ano Ensino Médio
Duração: três aulas
de 50 minutos
Objetivos gerais: Analisar com os alunos do 3° ano os
temas sociais de Harry Potter, que, assim como foi apontado no texto “The Importance of the Literary
Text in the Teaching of English as a International Language”, mostra um
panorama social diferente.
Consequentemente os
alunos irão reconhecer a questão social que a obra apresenta e assimilar esta
nova perspectiva a sua própria auxiliando os alunos para a maior ganho de
conhecimento.
Objetivos
específicos:
- Leitura da obra.
- Análise.
- discussão e
exposição das reflexões feitas.
Conteúdo:
- Obra Harry Potter
da escritora J.K. Rowlling.
Método/Estratégia: Os alunos farão a leitura da obra e
trarão suas reflexões para serem apresentadas e discutidas com o resto da
turma.
Recursos didáticos: A obra, pesquisas e análises presentes
na internet.
Avaliação: Os alunos farão uma dissertação sobre
os temas abordados na obra e ficará a cargo do professor analisar se o aluno
conseguiu identificar os conceitos abstratos que a obra contém.
Exercício:
1-Disserte sobre qual
é o tema da obra Harry Potter, leve em consideração a sociedade e o estilo de
vida que lhe foram apresentados na obra e faça um comparativo da história do
mundo dos bruxos com algum evento histórico do nosso mundo.
The
Importance of the Literary Text in the Teaching of English as a International
Language
Em
The Importance of the Literary Text in the Teaching of English as a
International Language, explica-se como o inglês deixou de ser um idioma
exclusivo dos habitantes da Inglaterra e se tornou um idioma mundial, as
diferentes culturas com que teve contato no período da colonização e as evoluções
que se sucederam nesses novos ambientes criaram novas formas do idioma e novas
tradições literárias, afirmando que o inglês não era mais exclusivo de um país
e que estava acessível para todos aqueles que o quisessem falar.
Porém isso também gerou uma
polarização, dividiram-se entre os falantes originais ingleses, que se
consideravam falantes superiores e mais sofisticados e falantes que tinham o
inglês como segundo idioma e que era afetado pelo contato com outros idiomas,
ou seja, segundo o autor, uma qualidade mais primitiva de culturas locais o
afetando.
No entanto, o autor cita como todo
esse processo de “regionalização” do inglês influenciou positivamente na visão
que se tinha sobre o ensino e o aprendizado da língua, além disso, o inglês se
tornou uma via de acesso para outras culturas. Tendo mais acesso a culturas e
realidades diferentes, as produções literárias tornaram-se mais “ricas” e
provaram ser muito efetivas para derrubar barreiras não só lingüísticas, mas
também sociais, ao contar as histórias “deles”, imediatamente cria-se uma
comparação entre a cultura “deles” e a “nossa”, assim a dificuldade do ser humano
de aceitar os valores de outros, que por serem de outros são considerados
inferiores, tornasse menor, e sem a intenção da apropriação cultural, mas pura
e simplesmente a de entender os valores “deles”.
O texto então conclui que a língua
não é um sistema igualmente universal, dialetos diferentes, com formas
diferentes e significados diferentes que servem para nos conectar através de
tais diferenças como uma forma de empatia. A linguagem é um instrumento de
inclusão ou exclusão, sendo uma prática social, mas ainda alega que ensinar
literatura não ira acabar com as diferenças culturais e os conflitos que
decorrem delas, mas pode contribuir para a formação de cidadãos mais
conscientes e por isso deve ser incluída no ensino do inglês.
Os
temas de Harry Potter.
A
obra Harry Potter narra a vida de um garoto de 11(onze) anos que descobre ser
um bruxo e recebe um convite para fazer parte da escola de magia, lá ele passa
por aventuras arriscadas com seus amigos e seus principais conflitos são contra
o bruxo das trevas Lorde Voldemort. A obra aborda temas como a passagem da
infância para a adolescência, preconceito racial, por parte de certos
integrantes da sociedade dos bruxos com aqueles que não são “puros” de sangue,
os chamados “sangue ruins”, por não serem filhos de bruxos, e apesar de se
tratar de uma ficção, o preconceito ao qual faz referência foi e ainda é muito
presente na nossa própria sociedade, uma questão que os jovens precisam estar
conscientes. Além da questão do preconceito a obra ainda aborda temas como o
fascismo, a corrupção e ascensões políticas através de golpes de estado, e
ainda se refere a situações presentes em governos ditatoriais como a censura
nas mídias e a punição física no ensino das crianças, tudo isso com temas
místicos e metáforas algumas vezes sutis e outras não.
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