quinta-feira, 28 de maio de 2015

Considerações sobre a Análise da Conversação
(conteúdo 6)

Análise da conversação trata-se  de um estudo  sobre as conversas, em geral as presencias ou por telefonemas, sua elaboração consiste em estabelecer um padrão, uma linha cientifica para as interações, onde tudo no decorrer de uma conversa é relevante: Entonação da voz, trejeitos, pausas, ritmos, tempo, risos, interrupções, em fim, tudo que é específico de uma conversa.

Os nomes mais respeitados dessa linha de pesquisa são: Harvey Sacs, Emanuel Schegloff e Gail Jeferson  que inclusive muitas das teorias  recebem a suas siglas ( s/s/j ) como nomenclaturas das  próprias. No âmbito nacional seria o autor Luiz Antônio Marcuschi.

O objetivo desse estudo é como o próprio autor diz um incentivo a outras pesquisas de diversas áreas que sejam sérias e de comprometimento científico.  
                       

    ELEMENTOS FUNDAMENTAIS

Construção da conversação que seria um pergunta outro responde quase em todos os casos acontece isso.
Turnos são quando quando a pessoa toma a fala, ou seja a atenção esta voltada sobre ele.

Transcrição própria, simbologia que orienta o pesquisador a situar-se, 
exemplos:
A: Eu achei o piloto inglês Lewis Hamilton BEM reclamão esse fim de semana
B: (+) verdade(+) mereceu perder((sorriu))

A expressão BEM ficou maiúscula pois isto simboliza maior entonação; (+) representa uma pausa de 0.5 segundo; ((        )) utilizado para um comentário do pesquisador referente a conversa, muito usado para transcrever expressões metalinguísticas.


    Wesleyhawer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário