sexta-feira, 22 de maio de 2015

Parte Um - Trabalho tal




Vejamos algumas regras básicas da norma padrão que devem ser utilizadas nesses tipos de texto:
            Regra geral: Os determinantes (artigos, numerais, pronomes,  adjetivos) concordam em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com os determinados (substantivos ou  palavra substantivada) a que se referem.
            Exemplos:
            (1) Pedimos nossas sinceras desculpas pelo fato ocorrido hoje.
            (2) Aquele não soou como uma bomba atômica.
            Há palavras que mudando o gênero, mudam o significado, como podemos observar em:
            (3) Aquele garoto é o cabeça da equipe.
            (4) Sua cabeça está atrapalhando minha visão.
 
            Na tirinha, a palavra “moral” está sendo usada no masculino e tem, portanto, o sentido de  “ânimo”. Se estivesse no feminino, seu sentido seria de “conduta de acordo com regras sociais”.
            Essas peculiaridades da língua são interessantes, pois nos permite utilizar o mesmo código lingüístico para diferentes situações comunicativas e para a produção de diferentes significados.
            Como é importante sabermos essas normas de uso do padrão, adquira um material que lhe dê acesso a elas. Na bibliografia, tanto básica quanto complementar, há sugestões.               
           

            Responda à seguinte questão:
            No trecho “Além do desvio de dinheiro e de abater o moral de todo um país, colabora para tirar ainda mais o foco do que realmente importa numa nação, que é a melhora de seu capital humano, cuja prosperidade significa mais empregos e salários.”, se as palavras destacadas fossem substituídas por detonar/imagem/olhar/aumento/incentivo, como ficaria a concordância? Reescreva o trecho, fazendo a substituição para responder à questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário