Resumo do conteúdo 2 - Teorias do Texto
O nascimento de uma Linguística do Texto : da frase ao texto - as três fases de construção da Linguística Textual
A Linguística Textual surgiu mediante a necessidade de preenchimento das lacunas deixadas pela Linguística Estrutural , rompendo assim com alguns conceitos do Estruturalismo Linguístico, como a sociolinguística, neurolinguística, a pragmática, Linguística Textual entre outros conceitos do Estruturalismo.
Os objetivos da Linguística Textual era resolver as lacunas deixadas pela Linguística Estrutural, tais lacunas são: dicotomia Língua X Fala, desconsideração dos aspectos Extralinguísticos, autonomia do objeto de estudo (Língua), desconsideração do sujeito (da fala ou do falante), separação do enunciado de sua enunciação, desconsideração quanto ao estudo da significação e do sentido.
A Linguística Textual passou por três fases:
* 1º momento - Análise Transfrástica - busca entender os fenômenos não explicados pelas teorias sintáticas ou semânticas do nível de frase.
* 2º momento - Fase da Gramática Textual - fase da desconsideração do texto como uma unidade única, independente, passa a considerar o texto como uma competência textual do falante.
- Texto em oposição ao discurso.
* 3º momento - Fase da Teoria do Texto - o texto passa a ser estudado em seu contexto de produção.
Dessa maneira podemos entender que a Linguística Textual é uma disciplina de caráter interdisciplinar que relaciona seus interesses com outras áreas de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário