sexta-feira, 29 de maio de 2015

Resumo do conteúdo 6 - Teorias do texto







                   Análise da Conversação

   O tema abordado na disciplina acadêmica Teorias do Texto especificamente o conteúdo seis, trata-se da teoria da Análise da Conversação, tal teoria utiliza-se do texto como tema de estudo, mas o foco principal está nos textos orais, àquele de linguagem simples e espontânea, realizada pessoalmente por duas pessoas ou mais.
   Essa teoria analisa os atos de fala, as entonações e as ações corporais que o falante realiza no ato da fala.
   Segundo o autor Luiz Antônio Marcuschi a Análise da Conversação, possui mecanismos de organização da fala, como a transcrição das conversas , que nada mais é que analisar as falas orais e transcrevê-las para o texto escrito respeitando as características do texto falado, utilizando-se de aspectos regionais ,econômicos, sociais e culturais dos falantes com intuito de compreender da melhor maneira o ambiente que se passa a conversação, juntamente a este mecanismo temos os elementos que as compõe, os seus elementos primordiais são: Paralinguagem - sons que os falantes transmitem suas emoções , Cinésia - movimento do corpo , Proxêmica -  distância entre os falantes, Tacêsica - expressões faciais e o silêncio -  ausência de fala. As características de organização da conversação diz respeito ao momento exato em que o interlocutor deve falar, que corresponde as pausas do outro interlocutor.
  Já os marcadores conversacionais são recursos verbais e não verbais utilizados para deixar a fala mais natural, são divididas em subgrupos, marcadores simples: utilização de uma palavra; composto utilização de dois elementos ao mesmo tempo na fala; oracionais: pequenas orações com tempos
e formas verbais variadas e marcador prosódico: utiliza-se de marcadores verbais, realizadas por meio de recursos de ritmo e entonação.
  A compreensão do texto falado, só é possível quando duas pessoas escolhem o tema , conteúdo e a coordenação de suas ações na conversação. Com intuito de deixar o texto com o relacionamento entre as partes Marcuschi apresenta cinco estratégias, para alcançar tal objetivo, as estratégias são: negociação ,construção de um foco , demonstração de interesses ,diversidade de expectativas e marcas de atenção.
  A Análise da Conversação portanto pode ser entendida como o estudo do ato da fala com o objetivo definir aspectos organizacionais da conversação.






BIBLIOGRAFIA
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfceAAK/resumo-trabalho-analise-conversacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário