sexta-feira, 20 de novembro de 2015

INTRODUÇÃO


  O presente trabalho, objeto das atividades práticas supervisionadas, apresenta um resumo dos componentes modulares das aulas da disciplina de Linguística Geral.



CONTEÚDO COMPLEMENTAR 1:
LINGUÍSTICA: CONCEPÇÃO E ORIGEM / O FENÔMENO
GERAL DA LINGUAGEM.


     A Linguística é uma ciência que busca estudar os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos, e fonéticos da linguagem verbal, escrita e oral humana, termo este atualmente utilizado, mas que só pode ser considerada uma ciência no início do século XX.
     A Linguística é uma ciência objetiva e descritiva, ao qual busca examinar, analisar e descrever os fatos linguísticos como elas são utilizadas pelos falantes ignorando o padrão de certo ou errado, e explicativa por procurar explicações para os fatos linguísticos, portanto a Linguística tem por objetivo descrever e explicar a linguagem que se manifesta por meio das línguas naturais.
    Segundo o linguista John Lyons, a Linguística possui duas vertentes de estudo, a primeira denominada por ele como ''A Linguística Moderna'', que toma a linguagem humana por objeto de análise dispensando todos os seus preconceitos sociais ou culturais, a segunda vertente nomeada por ''Gramática Tradicional'' esta que sempre esteve ligada a filosofia e à critica literária e, por essa razão, acabou por dar maior primazia a linguagem escrita sobre a linguagem oral.  A Gramática Tradicional, estipulava padrões para a linguagem de ''certo'' ou ''errado'', sendo assim qualquer mudança, por se afastar do padrão estabelecido como correto, implica, necessariamente, corrupção da língua.


CONTEÚDO COMPLEMENTAR 2:
LINGUÍSTICA: DIACRONIA – SINCRONIA DA LÍNGUA


      A Linguística utilizava-se do método histórico comparativo, também denominada por Saussure como estudo diacrônico, para estudar os fenômenos da língua ou linguagem, mas foi Saussure que possibilitou um novo método ao estudo da linguagem ao qual ele denominou diacronia e sincronia.  A distinção entre o estudo diacrônico e sincrônico foi estabelecida por Saussure. Por estudo diacrônico entende-se o estudo e a análise de uma língua em seu processo de transformações históricas, ou seja, o estudo de uma língua através de sua evolução histórica. Assim foram os estudos da Linguística histórica comparativa, do século XIX, como exposto acima.
    Para Saussure, a Linguística deveria dar prioridade aos estudos sincrônicos, ignorando assim as transformações que antecederam e antecederam o es tudo de uma língua.
    O estudo sincrônico é o estudo de uma língua em um determinado período, como se fosse estática, imóvel, ignorando suas transformações.
  Um exemplo de análise sincrônica e diacrônica seria a palavra ''comer'' da língua portuguesa:
     Em uma análise sincrônica, verifica-se que o “com” é um elemento linguístico que se define em relação a outros elementos linguísticos do português brasileiro.  Assim, ao se constatar que esse elemento aparece em outros contextos como “comilança”, “comida”, “comeu” verifica-se que ele se define como um radical, entendendo-se por radical aquele elemento da estrutura das palavras cognatas que expressa um significado comum.

    Em uma análise diacrônica, verifica-se que o verbo “comer” resulta da combinação do verbo comer em latim “edere”, em que ed é o radical, e o prefixo cum que significa companhia. Assim:

             cum + edere > cumedere > comer, na língua portuguesa.




CONTEÚDO COMPLEMENTAR 5:
ESTRUTURALISMO E O MÉTODO DESCRITIVO DE ANÁLISE. ESTRUTURALISMO AMERICANO / BEHAVIORISMO / AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM.


     Os estudos linguísticos anteriores tomaram vários rumos, surgindo assim, outras abordagens de estudo e análise da língua tais como: a Gramática Tradicional e o Estruturalismo Americano.
     A primeira abordagem (Gramática tradicional), termo de significado diferente do utilizado atualmente, possui nomeações como gramática tradicional, prescritiva ou normativa, cujo o foco de estudo sempre foi a tentativa de ordenar em uma ordem lógica ao idioma e de considerar normas determinantes ao uso da mesma. Nessa abordagem eram estabelecidas regras, normas e padrões gramaticais para o uso da língua/ou linguagem, levando-se em consideração somente a forma correta e padronizada da língua, desconsiderando assim, as variedades e diversidades da língua.
    A segunda abordagem (Estruturalismo Americano) que entendia por língua, um sistema articulado em que todos os elementos estão interligados. Para o estruturalismo, a descrição dos fatos da língua é uma explicação de seu funcionamento, já que envolve descrever os elementos do sistema e as relações estabelecidas entre eles. o objeto de estudo dessa abordagem portanto era a linguagem como ela é efetivamente falada, sem apreciação de valor, objeto de estudo diferente da abordagem da gramatica tradicional pois, para esta seria os bons textos escritos.
Leonard Bloomfield é o mais influente linguista estruturalista americano.  Foi influenciado ao longo de sua carreira pelo behaviorismo, uma corrente da psicologia baseada no estudo objetivo do comportamento. Bloomfield adotou os princípios do behaviorismo e, para ele, a língua funcionava como qualquer outro comportamento humano em termos de resposta a um estímulo.
     Os estruturalistas norte-americanos, com base nos estudos da psicologia behaviorista, acreditavam que o estudo de uma língua deveria ser feito a partir de um grande número de dados, ou seja, de um corpus diversificado e com
muitos dados, de tal modo que fosse possível a análise de grande número de frases produzidas por falantes da língua considerada, não importando a classe social desses falantes. O objetivo desse tipo de análise era descrever as regularidades existentes na fala das pessoas.
   Para Bloomfield, a linguagem é essencialmente fala, oralidade. Nesse sentido, a linguística norte-americana segue a tradição saussuriana.  O objeto de estudo da linguística, também para esse autor, consiste na linguagem em todas as suas manifestações.  O que interessa nos estudos da linguística é o conjunto de aspectos que são comuns a todos os falantes.
    A aquisição da linguagem segundo Bloomfield, tem por base a psicologia behaviorista ou comportamentalista de estímulo (E) e resposta (R).
                                            E   R


    Bloomfield exclui alusões à significação ou a semântica, para ele não interessava os significados das palavras.

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