1. Plano
de Aula:
Data: 31/05/2018
|
2. Dados
de Identificação:
Professores:
ELIEZER FELIPHE ROCHA
JULIANA
TAVARES ROCHA
LIANE
MOURA COSTA
Disciplina:
Prática de Ensino em Língua Inglesa
Série:
1º Ano
Duração da aula: 50 minutos
|
3. Tema:
Conceito fundamental: Letramento Crítico em
Língua Inglesa
|
4. Justificativa:
O
ensino em língua Inglesa do Ensino Médio no Brasil não se constitui como um
ensino que trará ao aluno a base necessária para seu desenvolvimento em outro
idioma. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
“(...) quando alguém
quer ou tem necessidade, de fato, de aprender uma Língua Estrangeira,
inscreve-se em cursos extracurriculares, pois não se espera que a escola média
cumpra essa função”. (PCN pag .26,27)
Essa
afirmação é verdadeira não só em se tratando do ensino em escolas públicas,
mas também o do ensino privado.
|
5. Objetivos
a serem alcançados pelos alunos:
Objetivo
geral: O objetivo geral desse plano de aula é tornar o aluno familiarizado
com o Inglês através de mecanismos de fácil aquisição e de interesse comum da
turma.
Objetivos
específicos: Transformar o aluno em um ser apto a discernir as diferentes
formas culturais e de fala através da música na Língua Inglesa de diversas
partes do mundo.
|
6.
Conteúdo:
-Descobrir qual o conhecimento do aluno
na letra em questão; se está familiarizado ou não com o que é dito.
-Compreender as diferentes pronúncias do
idioma em outros países;
-Saber traduzir expressões de maneira a
não traduzir ao pé da letra.
|
7.
Desenvolvimento do tema:
Em
sala será ministrada aos alunos do 1º Ano do Ensino Médio, uma aula que busca
despertá-los para aquisição de um maior conhecimento e engajamento no
aprendizado de Língua Inglesa. Escolhemos abordar o tema de maneira a
alcançar maior interesse por parte de alunos da faixa etária a partir de 15
anos.
A
música é um instrumento bastante popular entre jovens dessa faixa, em que não
apenas se adquire vocabulário, mas também informações das mais diferenciadas
manifestações culturais em todo o mundo. Muitas vezes todo o conhecimento que
jovens dessa faixa etária possuem, provêm de letras de música e/ou citações
de escritores famosos.
A aula se dará inicialmente com a
apresentação e explicação do tema e
divisão dos alunos em grupos de até 4
pessoas, assim será solicitado que eles pesquisem em laboratório de
Informática, músicas e textos de artistas de língua inglesa de sua
preferência, lhes dando a devida informação de que evitem letras de cunho
preconceituoso e depreciativo, ou até mesmo que tragam influências negativas
para a turma.
Em
seguida os estudantes irão localizar nas letras e textos encontrados
expressões aos quais não possuem conhecimento e questionado o que eles
acreditam significar baseados no contexto do texto. Feito isso o professor
procurará explicar-lhes as funções e as várias interpretações possíveis
daquela expressão não só no texto, mas também em outras situações em mais de
um país pesquisado.
O
aluno buscará encontrar o maior número de expressões e palavras com
significados diferentes em outros países. Para isso contará com o auxílio do
professor e da internet para traduzi-las o mais fiel possível ao seu real
significado. Procurando sempre fazer com o aluno participe da interação com
os demais grupos.
Tendo concluído a pesquisa e encontrado o
significado das palavras os alunos serão submetidos a um número de exercícios
que condiga ao número de palavras encontradas.
|
8.
Recursos didáticos:
Os
alunos estarão em laboratório onde utilizarão: Computador com Internet; lousa.
|
9.
Avaliação:
A avaliação se dará em forma de atividade com
os seguintes critérios:
- atividade: Participação do aluno em
discussão do tema; Compreensão de expressões
através de exercícios em sala de aula.
|
10.
Bibliografia:
-PCN
(Parâmetros Curriculares Nacionais) - Disponível em:http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211acesso
em 30/05/2018.
-COSTA,Elisimar
Goettenauer de Marins,Prática de letramento crítico na formação de
professores de línguas estrangeiras. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v17n3/1984-6398-rbla-201710973.pdf
acesso em : 31/05/2018.
|
sexta-feira, 1 de junho de 2018
Plano de Aula: Ensino em Língua Inglesa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário