sexta-feira, 1 de junho de 2018

Plano de Aula: Ensino em Língua Inglesa





1. Plano de Aula:
Data: 31/05/2018
2. Dados de Identificação:
Professores:
ELIEZER FELIPHE ROCHA
JULIANA TAVARES ROCHA
LIANE MOURA COSTA
Disciplina:
Prática de Ensino em Língua Inglesa
Série:
1º Ano
Duração da aula: 50 minutos
3. Tema:
Conceito fundamental: Letramento Crítico em Língua Inglesa

4. Justificativa:

O ensino em língua Inglesa do Ensino Médio no Brasil não se constitui como um ensino que trará ao aluno a base necessária para seu desenvolvimento em outro idioma. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):

“(...) quando alguém quer ou tem necessidade, de fato, de aprender uma Língua Estrangeira, inscreve-se em cursos extracurriculares, pois não se espera que a escola média cumpra essa função”. (PCN pag .26,27)

Essa afirmação é verdadeira não só em se tratando do ensino em escolas públicas, mas também o do ensino privado.

5. Objetivos a serem alcançados pelos alunos:

Objetivo geral: O objetivo geral desse plano de aula é tornar o aluno familiarizado com o Inglês através de mecanismos de fácil aquisição e de interesse comum da turma.

Objetivos específicos: Transformar o aluno em um ser apto a discernir as diferentes formas culturais e de fala através da música na Língua Inglesa de diversas partes do mundo.

6. Conteúdo:

-Descobrir qual o conhecimento do aluno na letra em questão; se está familiarizado ou não com o que é dito.
-Compreender as diferentes pronúncias do idioma em outros países;
-Saber traduzir expressões de maneira a não traduzir ao pé da letra.
 
7. Desenvolvimento do tema:

Em sala será ministrada aos alunos do 1º Ano do Ensino Médio, uma aula que busca despertá-los para aquisição de um maior conhecimento e engajamento no aprendizado de Língua Inglesa. Escolhemos abordar o tema de maneira a alcançar maior interesse por parte de alunos da faixa etária a partir de 15 anos.
A música é um instrumento bastante popular entre jovens dessa faixa, em que não apenas se adquire vocabulário, mas também informações das mais diferenciadas manifestações culturais em todo o mundo. Muitas vezes todo o conhecimento que jovens dessa faixa etária possuem, provêm de letras de música e/ou citações de escritores famosos.
 A aula se dará inicialmente com a apresentação e explicação do tema  e divisão dos alunos  em grupos de até 4 pessoas, assim será solicitado que eles pesquisem em laboratório de Informática, músicas e textos de artistas de língua inglesa de sua preferência, lhes dando a devida informação de que evitem letras de cunho preconceituoso e depreciativo, ou até mesmo que tragam influências negativas para a turma.
Em seguida os estudantes irão localizar nas letras e textos encontrados expressões aos quais não possuem conhecimento e questionado o que eles acreditam significar baseados no contexto do texto. Feito isso o professor procurará explicar-lhes as funções e as várias interpretações possíveis daquela expressão não só no texto, mas também em outras situações em mais de um país pesquisado.
O aluno buscará encontrar o maior número de expressões e palavras com significados diferentes em outros países. Para isso contará com o auxílio do professor e da internet para traduzi-las o mais fiel possível ao seu real significado. Procurando sempre fazer com o aluno participe da interação com os demais grupos.
Tendo concluído a pesquisa e encontrado o significado das palavras os alunos serão submetidos a um número de exercícios que condiga ao número de palavras encontradas.

8. Recursos didáticos:
Os alunos estarão em laboratório onde utilizarão: Computador com Internet; lousa.

9. Avaliação:
A avaliação se dará em forma de atividade com os seguintes critérios:
- atividade: Participação do aluno em discussão do tema; Compreensão de expressões  através de exercícios em sala de aula.
10. Bibliografia:
-COSTA,Elisimar Goettenauer de Marins,Prática de letramento crítico na formação de professores de línguas estrangeiras. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v17n3/1984-6398-rbla-201710973.pdf acesso em : 31/05/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário