terça-feira, 29 de maio de 2018

Atividade Prática Supervisionada: Plano de Aula – Prática de Ensino – Língua Inglesa


 Plano de Aula.

 IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Curso: Ensino Médio
Disciplina: Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Carga horária: 1h30m
Série: 3ºano
Ano: 2018
Professor (a):
Justificativa
Sendo o conhecimento da cultura de outros países de suma importância nos dias atuais, devido ao frequente contato  com outras culturas graças aos meios de comunicação    e sendo a língua inglesa uma língua franca o plano de aula desenvolvido na disciplina de Língua inglesa abordará como tema:  Mapeamento dos países que usam a língua inglesa como língua materna”, sendo esse conhecimento valioso para o aluno já que este proporcionará uma diversidade de saberes.
 Objetivo geral
·         Almeja que os alunos percebam a importância de ter conhecimentos sobre a cultura de países que têm a língua inglesa como língua materna, abordando a culturas e costumes desses países entre outros aspectos.
 Objetivos específicos
·         Temos como intenção: reconhecer  o contexto histórico, cultura, costumes, música e  literatura dos países que têm a língua inglesa como língua materna.

 Conteúdo programático
  • Contexto histórico dos países que têm a língua inglesa como língua materna. Os países que serão abordados são: Inglaterra, Canadá e EUA.
  • Costumes de cada país;
  • Cultura de cada país;
  • Pontos turísticos;
  • Língua materna;
  • música;
  • Literatura;
  • Exercícios para elaboração de textos.
 Metodologia
  • Aula expositiva com auxílio de slides;
  • Exercícios escritos;
  • Produção de textos com o tema dos países trabalhados em aula.
Desenvolvimento
A língua inglesa é uma língua franca, por ser mundialmente falada. Sendo assim, a disciplina língua inglesa é um estudo obrigatório no ensino médio como é dito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
                Língua Inglesa, cujo estudo é obrigatório no Ensino Médio (LDB, Art. 35-A § 4º), deve                                               ser compreendida como língua de uso mundial, pela multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções na contemporaneidade, assim como definido na BNCC do Ensino Fundamental – Anos Finais. (Página 476).

O estudo da Língua inglesa no ensino médio segundo BNCC tem como objetivo:
     Ensino Médio, trata-se de expandir os repertórios linguísticos, multissemióticos e culturais dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de maior consciência e reflexão críticas das funções e usos do inglês na sociedade contemporânea – para problematizar os motivos pelos quais ela se tornou uma língua de uso global, por exemplo. Nas situações de aprendizagem do inglês, os estudantes podem reconhecer o caráter fluido, dinâmico e particular dessa língua, como também as marcas identitárias e de singularidade de seus usuários, de modo a ampliar suas vivências com outras formas de organizar, dizer e valorizar o mundo e de construir identidades. (Página 476)

Dessa forma, a aula sobre Mapeamento dos países que usam a língua inglesa como língua materna  se iniciará com a explanação do conteúdo pelo professor abordando primeiramente  o contexto histórico da Inglaterra desde seus primeiros habitantes até os reinados, em seguida será apresentada aos alunos os costumes da Inglaterra que incluiu a pontualidade,  a religião   oficial que é o Anglicanismo e a segunda mais seguida o Catolicismo, a condução dos veículos pela faixa da esquerda, etc. Logo após será apresentada a cultura da Inglaterra que abrange o chá da cinco, pubs, comidas típicas.
O tópico a seguir será sobre os pontos turísticos que são: Big Ben - relógio nacional de Londres Torre do relógio gótica de 16 andares e símbolo nacional, instalada na extremidade Leste das Casas do Parlamento, Torre de Londres Castelo medieval que abriga as joias da Coroa, Rio Tâmisa rio, estuário, canal, palácio e catedral. O rio Tamisa ou Tâmisa é um curso de água do sul da Inglaterra que banha Oxford e Londres e desagua no mar do Norte. Nasce perto da aldeia de Kemble na região de Cotswolds e atravessa Oxford, Palácio de Buckingham Moradia da Rainha e salas para visitação os visitantes conhecem as luxuosas salas particulares e públicas do palácio e assistem à troca da guarda.
Dando continuidade à aula será apresentada a língua oficial do país, o Inglês depois será apresentada a literatura britânica seu surgimento e fases e a música britânica com bandas famosas como: The Beatles.
O Segundo país a ser abordado   e exposto aos alunos será o Canadá o maior país da América do Norte que possui duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Também conhecido pela  prosperidade dos canadenses pelo índice baixíssimo de violência.
O primeiro tópico a ser abordado assim como na Inglaterra será o período histórico do Canadá que teve início   partir da era glacial, cujo os primeiros europeus a chegarem ao Canadá foram os vikings, entre 800 e 1000 d.C. Em seguida, será apresentada os costumes e culturas do Canadá que são: religião, comidas típicas. Os pontos turísticos do Canadá são CN Tower – Toronto, Parliament Hill – Ottawa, entre outros. Os dois últimos tópicos a serem abordados referente ao Canadá será literatura, música.
O último país a ser abordado será os EUA o país mais influente do mundo e que possui uma política externa intervencionista, sendo o nome real do país América. O primeiro tópico abordado desse país será o antecedente histórico que abrange desde da chegada dos peregrinos puritanos até aos dias atuais.  Em seguida, será apresentado aos alunos a cultura e costumes dos EUA que inclui o café americano repleto de bacon, ovos mexidos abordará também religião, consumismo.  Logo após os pontos turísticos como: Estátua da liberdade Ícone americano localizado no porto de Nova York. É célebre monumento nacional inaugurado em 1886, com visitas guiadas, museu e vistas da cidade, Central Park Parque com vias de pedestres, quadras esportivas, zoológico, carrossel, aluguel de barcos e reservatório entre outros. Os últimos tópicos a serem explanados em relação aos EUA será a língua oficial que é o inglês, a literatura, e a música com citação de bandas norte americanas como: Pearl Jam, Aerosmith, etc.
Após o término da exposição de cada país será desenvolvida uma dinâmica com os alunos com base na teoria do Letramento crítico. Tal teoria  envolve questões  socioculturais e políticas na aprendizagem e tem como características: Língua  como instrumento de poder e de transformação social; Leitor é participante ativo do processo: interpreta, questiona as intenções do autor; Leitor tenta compreender o que está por trás das intenções do autor;  A abordagem leva em conta o contexto sócio histórico, a realidade sócio-política e as relações de poder; Desenvolvimento da consciência crítica do leitor.
A dinâmica funcionará da seguinte forma cada aluno deve escolher um país que mais lhe chamou a atenção e escrever tanto em língua inglesa quanto em portuguesa os pontos que ele mais achou interessante nesse país e em seguida deve escrever qual dos países além do que ele escolheu ele gostaria de conhecer e por quê. Para finalizar essa atividade o aluno deverá responder os seguintes questionamentos: Quais pontos positivos o conhecimento da língua inglesa proporciona para sua vida? Por que aprender sobre países que têm o inglês como língua oficial é relevante?
Após os alunos terminarem de escrever o que foi solicitado esse texto deverá ser entregue para o professor para que ele possa observar o desenvolvimento do aluno diante o que foi proposto e para que ele veja se o aluno assimilou o conteúdo apresentado.
Essa dinâmica com base no letramento crítico proporcionará ao aluno que ele se posicione acerca do que foi apresentado levando-o a refletir e criticar o mundo a sua volta. E contribuirá também para que ele conheça e respeite a cultura de outros países.

 Recursos Didáticos
  • Data-show;
  • computador;
 Avaliação
Levará em conta a participação dos alunos nas discussões sobre o assunto e também o desenvolvimento do aluno nos exercícios realizados em aula, cuja realização permitirá que seja observado o entendimento do aluno perante os conteúdos apresentados.
 Bibliografias
Currículo do estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias – Ensino Fundamental ciclo II e Ensino Médio – SEE, 2010.
Postcards 1A Second Edtion, Perason Education, Inc. Copyright, NY - 2008

Alunos:    Andréia Lopes Prianti

              Andressa Lopes Prianti 
              Bruna Carolina Santana do Prado
              Claudia Nicolau Correa
              Marilene Harrisberger Pereira
              Richard da Silva Alves        
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário