Plano de Aula.
IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Curso: Ensino Médio
Disciplina: Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Carga horária: 1h30m
Série: 3ºano
Ano: 2018
Professor (a):
Justificativa
Sendo o conhecimento da cultura de outros países de suma importância nos
dias atuais, devido ao frequente contato com outras culturas graças aos
meios de comunicação e sendo a língua
inglesa uma língua franca o plano de aula desenvolvido na disciplina de Língua
inglesa abordará como tema: “Mapeamento dos países que usam a língua
inglesa como língua materna”, sendo esse conhecimento valioso
para o aluno já que este proporcionará uma diversidade de saberes.
Objetivo geral
·
Almeja que os
alunos percebam a importância de ter conhecimentos sobre a cultura de países
que têm a língua inglesa como língua materna, abordando a culturas e costumes
desses países entre outros aspectos.
Objetivos específicos
·
Temos como
intenção: reconhecer o contexto histórico, cultura, costumes, música e
literatura dos países que têm a língua inglesa como língua materna.
Conteúdo programático
- Contexto
histórico dos países que têm a língua inglesa como língua materna. Os
países que serão abordados são: Inglaterra, Canadá e EUA.
- Costumes de
cada país;
- Cultura de
cada país;
- Pontos
turísticos;
- Língua
materna;
- música;
- Literatura;
- Exercícios
para elaboração de textos.
Metodologia
- Aula
expositiva com auxílio de slides;
- Exercícios
escritos;
- Produção de
textos com o tema dos países trabalhados em aula.
Desenvolvimento
A língua inglesa é uma língua franca, por ser mundialmente falada. Sendo
assim, a disciplina língua inglesa é um estudo obrigatório no ensino médio como
é dito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
Língua Inglesa, cujo estudo é
obrigatório no Ensino Médio (LDB, Art. 35-A § 4º), deve
ser
compreendida como língua de uso mundial, pela multiplicidade e variedade de
usos, usuários e funções na contemporaneidade, assim como definido na BNCC do
Ensino Fundamental – Anos Finais. (Página 476).
O estudo da Língua inglesa no ensino médio segundo BNCC tem como
objetivo:
Ensino Médio, trata-se de expandir os repertórios linguísticos,
multissemióticos e culturais dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento
de maior consciência e reflexão críticas das funções e usos do inglês na
sociedade contemporânea – para problematizar os motivos pelos quais ela se
tornou uma língua de uso global, por exemplo. Nas situações de aprendizagem do
inglês, os estudantes podem reconhecer o caráter fluido, dinâmico e particular
dessa língua, como também as marcas identitárias e de singularidade de seus
usuários, de modo a ampliar suas vivências com outras formas de organizar, dizer
e valorizar o mundo e de construir identidades. (Página 476)
Dessa forma, a aula sobre Mapeamento dos países que usam a língua
inglesa como língua materna se iniciará com a explanação
do conteúdo pelo professor abordando primeiramente o contexto histórico
da Inglaterra desde seus primeiros habitantes até os reinados, em seguida será
apresentada aos alunos os costumes da Inglaterra que incluiu a pontualidade,
a religião oficial que é o
Anglicanismo e a segunda mais seguida o Catolicismo, a condução dos veículos
pela faixa da esquerda, etc. Logo após será apresentada a cultura da Inglaterra
que abrange o chá da cinco, pubs, comidas típicas.
O tópico a seguir será sobre os pontos turísticos que são: Big Ben -
relógio nacional de Londres Torre do relógio gótica de 16 andares e símbolo
nacional, instalada na extremidade Leste das Casas do Parlamento, Torre de
Londres Castelo medieval que abriga as joias da Coroa, Rio Tâmisa rio,
estuário, canal, palácio e catedral. O rio Tamisa ou Tâmisa é um curso de água
do sul da Inglaterra que banha Oxford e Londres e desagua no mar do Norte.
Nasce perto da aldeia de Kemble na região de Cotswolds e atravessa Oxford,
Palácio de Buckingham Moradia da Rainha e salas para visitação os visitantes
conhecem as luxuosas salas particulares e públicas do palácio e assistem à
troca da guarda.
Dando continuidade à aula será apresentada a língua oficial do país, o
Inglês depois será apresentada a literatura britânica seu surgimento e fases e
a música britânica com bandas famosas como: The Beatles.
O Segundo país a ser abordado e exposto aos alunos será o Canadá
o maior país da América do Norte que possui duas línguas oficiais: o inglês e o
francês. Também conhecido pela
prosperidade dos canadenses pelo índice baixíssimo de violência.
O primeiro tópico a ser abordado assim como na Inglaterra será o período
histórico do Canadá que teve início partir da era glacial, cujo
os primeiros europeus a chegarem ao Canadá foram os vikings, entre 800 e
1000 d.C. Em seguida, será apresentada os costumes e culturas do Canadá que
são: religião, comidas típicas. Os pontos turísticos do Canadá são CN Tower –
Toronto, Parliament Hill – Ottawa, entre outros. Os dois últimos tópicos a
serem abordados referente ao Canadá será literatura, música.
O último país a ser abordado será os EUA o país mais influente do mundo
e que possui uma política externa intervencionista, sendo o nome real do
país América. O primeiro tópico abordado desse país será o antecedente
histórico que abrange desde da chegada dos peregrinos puritanos até aos dias
atuais. Em seguida, será apresentado aos alunos a cultura e costumes dos
EUA que inclui o café americano repleto de bacon, ovos mexidos abordará também
religião, consumismo. Logo após os pontos turísticos como: Estátua da
liberdade Ícone americano localizado no porto de Nova York. É célebre monumento
nacional inaugurado em 1886, com visitas guiadas, museu e vistas da cidade,
Central Park Parque com vias de pedestres, quadras esportivas, zoológico,
carrossel, aluguel de barcos e reservatório entre outros. Os últimos tópicos a
serem explanados em relação aos EUA será a língua oficial que é o inglês, a
literatura, e a música com citação de bandas norte americanas como: Pearl Jam, Aerosmith,
etc.
Após o término da exposição de cada país será desenvolvida uma dinâmica
com os alunos com base na teoria do Letramento crítico. Tal teoria
envolve questões socioculturais e
políticas na aprendizagem e tem como características: Língua como
instrumento de poder e de transformação social; Leitor é participante ativo do
processo: interpreta, questiona as intenções do autor; Leitor tenta compreender
o que está por trás das intenções do autor; A abordagem leva em conta o
contexto sócio histórico, a realidade sócio-política e as relações de poder;
Desenvolvimento da consciência crítica do leitor.
A dinâmica funcionará da seguinte forma cada aluno deve escolher um país
que mais lhe chamou a atenção e escrever tanto em língua inglesa quanto em
portuguesa os pontos que ele mais achou interessante nesse país e em seguida
deve escrever qual dos países além do que ele escolheu ele gostaria de conhecer
e por quê. Para finalizar essa atividade o aluno deverá responder os seguintes
questionamentos: Quais pontos positivos o conhecimento da língua inglesa proporciona
para sua vida? Por que aprender sobre países que têm o inglês como língua
oficial é relevante?
Após os alunos terminarem de escrever o que foi solicitado esse texto
deverá ser entregue para o professor para que ele possa observar o
desenvolvimento do aluno diante o que foi proposto e para que ele veja se o
aluno assimilou o conteúdo apresentado.
Essa dinâmica com base no letramento crítico proporcionará ao aluno que
ele se posicione acerca do que foi apresentado levando-o a refletir e criticar
o mundo a sua volta. E contribuirá também para que ele conheça e respeite a
cultura de outros países.
Recursos Didáticos
- Data-show;
- computador;
Avaliação
Levará em conta a participação dos alunos nas discussões sobre o assunto
e também o desenvolvimento do aluno nos exercícios realizados em aula, cuja
realização permitirá que seja observado o entendimento do aluno perante os
conteúdos apresentados.
Bibliografias
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf<
Acesso em: 06/05/2018.
Currículo
do estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias – Ensino
Fundamental ciclo II e Ensino Médio – SEE, 2010.
Postcards 1A
Second Edtion, Perason Education, Inc. Copyright, NY - 2008
Alunos: Andréia Lopes Prianti
Andressa Lopes Prianti
Bruna Carolina Santana do Prado
Claudia Nicolau Correa
Marilene Harrisberger PereiraRichard da Silva Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário