O ENSINO DA LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS: TROVADORISMO
INTRODUÇÃO
A introdução das novas tecnologias na área educacional é uma forma de atualizar os meios utilizados na aprendizagem, como são os casos dos livros digitais, tutorias multimídias e, os cursos EAD disponíveis pela internet entre várias outras ferramentas de ensino.OBJETIVOS:
Tomar o ensino-aprendizagem da literatura através das redes sociais, prazerosa, dinâmica e ao mesmo tempo enriquecedora e de fácil compreensão para os alunos.
JUSTIFICATIVA:
Trovadorismo foi o tópico escolhido para desenvolvermos nossa proposta de ensino, pois consideramos um período muito rico e importante da Literatura Portuguesa.
Corresponde à primeira fase da história de Portugal (Primeira Época Medieval) e está intimamente ligado à formação do país como reino independente. Esse período foi marcado pelo feudalismo, a visão teocêntrica de mundo e a servilidade do homem perante a Igreja. O marco inicial do Trovadorismo é a "Cantiga da Ribeirinha" (conhecida também como "Cantiga da Garvaia) escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.
Cantiga da Ribeirinha
No mundo non me sei pareiha,
Mentre me for como me vai,
Ca já moiro por vós – e ai!
Mia senhor branca e vermelha,
Queredes que vos retraia
Quando vos eu vi em saia!
Mau dia me levantei,
Que vos enton non vi fea!
E, mia senhor, dês aquel di’, ai!
Me foi a mim mui mal,
E vós, filha de don Paai
Moniz, e bem vos semelha
D’haver eu por vós guarvaia,
Pois, eu, mia senhor, d’alfaia
Nunca de vós houve nen hei
Valia d’ua Correa.
No mundo não conheço quem se compare
A mim enquanto eu viver como vivo,
Pois eu moro por vós – ai!
Pálida senhora de face rosada,
Quereis que eu vos retrate
Quando eu vos vi sem manto!
Infeliz o dia em que acordei,
Que então eu vos vi linda!
E, minha senhora, desde aquele dia, ai!
As coisas ficaram mal para mim,
E vós, filha de Dom Paio
Moniz, tendes a impressão de
Que eu possuo roupa luxuosa para vós,
Pois, eu, minha senhora, de presente
Nunca tive de vós nem terei
O mimo de uma correia.
Mentre me for como me vai,
Ca já moiro por vós – e ai!
Mia senhor branca e vermelha,
Queredes que vos retraia
Quando vos eu vi em saia!
Mau dia me levantei,
Que vos enton non vi fea!
E, mia senhor, dês aquel di’, ai!
Me foi a mim mui mal,
E vós, filha de don Paai
Moniz, e bem vos semelha
D’haver eu por vós guarvaia,
Pois, eu, mia senhor, d’alfaia
Nunca de vós houve nen hei
Valia d’ua Correa.
No mundo não conheço quem se compare
A mim enquanto eu viver como vivo,
Pois eu moro por vós – ai!
Pálida senhora de face rosada,
Quereis que eu vos retrate
Quando eu vos vi sem manto!
Infeliz o dia em que acordei,
Que então eu vos vi linda!
E, minha senhora, desde aquele dia, ai!
As coisas ficaram mal para mim,
E vós, filha de Dom Paio
Moniz, tendes a impressão de
Que eu possuo roupa luxuosa para vós,
Pois, eu, minha senhora, de presente
Nunca tive de vós nem terei
O mimo de uma correia.
(Paio Soares de Taveirós)
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/32033/cantiga-de-ribeirinha-literatura-portuguesa#ixzz49JrPFVw4
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http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/32033/cantiga-de-ribeirinha-literatura-portuguesa#ixzz49JrPFVw4
METODOLOGIA:
De acordo com a proposta do grupo, a didática se dará de forma discursiva para apresentar os conceitos do tema, como também, para promover debates em sala de aula juntamente com as pesquisas através do Youtube.
A abordagem discursivo-expositivo propõe um caráter informativo, ou seja, deixar o aluno ciente do assunto. Por exemplo, o que é Trovadorismo, o que eles conhecem sobre o assunto, e aonde eles acham que poderiam estudar o assunto juntando o útil ao agradável. Isso será aplicado à primeira aula junto com a orientação para acessarem alguns vídeos sugeridos para serem comentados em sala. Os livros de literatura referentes ao Trovadorismo também serão explorados para fundamentar todos os conceitos possíveis.
Além dos debates em classe os blogs e os sites com conteúdo literário ajudará para identificar o rendimento, pois o aluno postará nas redes sociais o que ele compreendeu ou deixará suas possíveis dúvidas para serem respondidas pelo professor referente ao conteúdo assistido. Outra que o tempo em sala de aula é escasso. Se houver suporte técnico (internet com Wi-Fi), na instituição de ensino a aula poderá ser feita de forma interativa acessando a páginas de blogs ou sites.
Há também a possibilidade de usar esse método entre os professores como forma de trocar experiência e aprimorar a ferramenta.
Enfim, nesse primeiro momento essa é uma ideia inicial do que pode ser feito de acordo com a evolução a ser observada em sala de aula, assim como, do que for sugerido nos comentários do professor e dos demais grupos da sala.
BIBLIOGRAFIA
MOISÉS, Massaud. A literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006
VÍDEOS USADOS
Literatura Portuguesa - Trovadorismo (Introdução): https://www.youtube.com/watch?v=Tal3li0Rd1w
Literatura Portuguesa - Trovadorismo (Cantigas): https://www.youtube.com/watch?v=AnuhzGgD2Zo
Cantigas de Amigo - "Ai flores do verde pino!": https://www.youtube.com/watch?v=55tM6Vag2sA
Cantigas de Amor - "Oque vos nunca cuidei a dizer": https://www.youtube.com/watch?v=CkzqAH8y0uY
Cantiga de Escárnio - "Non quer'eu donzela FEA": https://www.youtube.com/watch?v=6pulTcDmlh4
Cantiga de Maldizer - "Nostro Senhor": https://www.youtube.com/watch?v=gma7AHwKJjy
Turma: 2°/3° Semestre - 1° Semestre/2016
Alunos: Andréia Lopes Prianti
Andressa Lopes Prianti
Claudia Nicolau Correa
Liane Moura Costa
Eliezer Feliphe Rocha
Richard da Silva Alves
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